Nós acreditamos na força do pequeno negócio
e estamos aqui para te apoiar em todos os momentos.
SEBRAE. Parceria para todas as horas.
Seus sonhos foram feitos para saírem do papel. Mesmo com todos os desafios, ter um pequeno negócio é acreditar que você pode ir além, por isso estamos aqui para ser seu parceiro com as soluções certas para você evoluir no dia a dia da sua empresa.
Conheça abaixo um pouco mais da história de alguns empreendedores que acreditaram e contaram com todo o suporte do Sebrae.

Ana Lúcia Fedeszn,
empresária do Restaurante Paz e Amor

Michael Rodrigues,
empresário do Brasileranza Hostel
Eles venderam o ponto, mas pediram uma única coisa: que o nome permanecesse. Foi assim que Ana Lúcia e seu marido continuaram esse legado. O marido está há mais de 38 anos à frente do, agora, Restaurante Paz e Amor e Ana Lúcia chegou para somar à gerência do negócio, há 25 anos.
Por trás do balcão é tudo com ela. Ana Lúcia é quem administra com olhar atento o restaurante. Nesses 25 anos já passou por algumas crises, mas as despesas de 25 funcionários – todos com carteira assinada – sempre foram mantidas. Com a pandemia, o susto veio. Foram três meses de portas fechadas. Foi preciso uma reestruturação em toda a parte administrativa, em todo o restaurante. “Tudo que eu conhecia precisava mudar. Meus sócios quiseram fechar, mas nos mantemos firmes”. Em todo esse tempo empreendendo, Ana Lúcia nunca havia sentido necessidade de procurar o Sebrae. Ela achava que não era necessário, mas nos deu uma chance e viu que a mudança com planejamento, com ferramentas certas e com uma boa consultoria específica para seu negócio traz resultados a médio e longo prazo.
“Fui saber como o Sebrae funcionava e me surpreendi. Busquei ajuda, fiz cursos, meus sobrinhos fizeram Empretec, Marketing Digital e já estamos colhendo resultados. É claro que não é com um estalar de dedos que mudamos 25 anos de gestão sem estratégia, mas é possível melhorar. É só não desistir”.
Ele foi a uma entrevista de emprego, mas acabou saindo de lá proprietário. Todo o trâmite demorou três meses e em menos de seis meses, Michael descobriu que tudo o que tinha aprendido na teoria ainda era muito diferente da realidade. Ele precisava buscar ajuda e foi aí que o Sebrae Rio cruzou o seu caminho.
“Eu achei que sabia tudo, mas não é assim. Empreender vai muito além da formação técnica e o Sebrae me mostrou isso. Fiz mais de 15 oficinas e apliquei meus conhecimentos no negócio e aí sim comecei a ver meu crescimento”. Mas o maior desafio da vida de Michael ainda estava por vir. A pandemia fechou o hostel por dois meses. Demorou mais um pouco para os clientes voltarem, mesmo depois de abrir as portas. No entanto, ele aplicou o que aprendeu, refez a rota, definiu novas estratégias. “Usei a criatividade. Fiz sorvete caseiro, trabalhei o Relacionamento com o Cliente, reformulei as estratégias de público. A pandemia só fez o crescimento ficar um pouco mais lento, mas ele é certo. Os hóspedes já estão voltando”. Michael, dormiu com ideias e acordou cheio de atitude. E nós, nos orgulhamos de fazer parte dessa história.

Francisco Júnior,
empresário da Mirage Móveis

Graciele Davince,
empresária da Eletrofrigor
“Sempre enxerguei o Sebrae como uma instituição importante, mas há poucos anos eu realmente fui ao Sebrae. Marquei uma hora e fui conhecer. O grande diferencial foi o atendimento. Demorei até fazer algo com o Sebrae, mas sabia que queria. Minha irmã foi primeiro, depois fizemos consultoria para as mudanças que queríamos implantar e deu muito certo”.
Após anos de empresa, rever os processos internos deu um novo gás ao negócio, que se modernizou, passou a ser mais dinâmico e criativo. Trabalhamos algumas atividades de forma remota. A tecnologia também impactou positivamente nas vendas e, atualmente, o “novo normal” já é mais atrativo e moderno, com previsão de um futuro ainda melhor.
Curioso, quis saber mais sobre o ofício e logo aprendeu e se tornou assistente. Bom de trabalho, rapidinho arrumou os próprios clientes e abriu sua oficina na garagem de casa, em 1970. Foi lá que Graciele começou a sua vivência entre peças e geladeiras usadas.
Ainda pequena, seu passeio preferido era com o pai para as lojas do Centro. Mas, muito humildes, não eram bem tratados pelos vendedores. Ainda criança pensava que quando tivesse sua própria loja teria um atendimento diferenciado.
Graciele cresceu, casou, teve um filho, abriu loja com os irmãos e uma oficina com o pai. Mas a sociedade não deu muito certo. Os irmãos e o pai não aceitavam a forma como ela queria tratar os funcionários e os clientes. Já divorciada e decidida a recomeçar, ela desfez a sociedade e teve certeza que poderia começar sozinha. Aliás, sozinha, não: O Sebrae sempre esteve presente, ao lado da Graciele, apoiando no que ela precisava, inclusive naquele “estalo do empoderamento”, como ela nos conta.
Atualmente, Graciele tem 70 funcionários, uma loja com mais de 10 mil itens, uma filial e um atacado no Espírito Santo. Ah, e o atendimento é diferenciado, assim como ela sempre sonhou e aprendeu a planejar.
+ de 730 mil
atendimentos por ano
unidades de atendimento em todo o estado
+ de 200
produtos para atender a necessidade de cada negócio
+ de 2.400
professores e alunos capacitados em empreendedorismo.
Caso queira saber mais sobre como atuamos com seus dados pessoais, acesse o nosso portal: https://www.sebrae.com.br/lgpd
Telefone: 0800 570 0800
WhatsApp e Telegram: (21) 96576-7825
Horário de atendimento:
segunda a sexta, das 9h às 18h.
Ouvidoria: Site / E-mail:
rj-ouvidoria@rj.sebrae.com.br
CNPJ: 29.737.103/0001-10
Telefone: 0800 570 0800
WhatsApp e Telegram: (21) 96576-7825
Horário de atendimento: segunda a sexta, das 9h às 18h.
Ouvidoria: Site / E-mail: rj-ouvidoria@rj.sebrae.com.br
CNPJ: 29.737.103/0001-10
